terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Acerca dos jogos eletrônicos digitais contemporâneos (por Paulo Pereira)

Cada vez mais os games, surgidos por volta dos anos 70/80 em seus primeiro modelos, têm-se alicerçado na internet e outras ferramentas tecnológicas disponíveis da atualidade para criar novas linguagens e novos modos narrativos de "tecer" realidades. Assim, hoje o game não proporciona a simples experiência estética do jogo, mas, sim, mais que isso, a criação e a possibilidade de participação em uma "experiência estética" maior que se propõe até mesmo a criar mundos fictícios, a exemplo do "second life." A verdade é que as novas ferramentas tecnológicas disponíveis da atualidade colocam a disposição dos receptores dessas novas formas de comunicação contemporâneas a possibilidade de interação instantânea e/ou móvel, em grupo e/ou individual, interativa e/ou isolada etc. Assim, o mp3 dos nossos celulares, o dicionário eletrônico multílingue disponível também em nossos celulares, a conexão 3G móvel, o bluetooth para enviar e receber informações imediatamente etc. parecem nos aproximar e colocar-nos a todos em comunhão um com os outros, quando na verdade, talvez, esteja nos isolando cada vez mais em nosso mundo "virtual" criado por nós mesmos no qual criamos a nossa identidade da forma que melhor convier e da maneira que gostaríamos de ser. Assim, em redes sociais o cara tímido e pacifíco, quase sempre caseiro, pode ser o baladeiro de plantão, cheios de fotos de festa, de viagens e/ou momentos de lazer a disposição da visualiação dos amigos.Nessa persectiva, os games só vêm a contribuir ainda mais para a virtualização da realidade contemporânea, sem que se veja nisso um juízo de valor ou uma falsa crença inocente por nossa parte de que há uma "realidade verdadeira", o "real" existente no mundo, em oposição a uma "realidade falsa", criada por meio das ferramentas tecnológicas disponíveis, a exemplo dos video games atuais. É mais uma nova linguagem da contemporaneidade, já bastante difundida e conhecida e que precisa ser estuda e ser melhor compreendida por meio das pesquisa no campo da comunicação social humanan a contemporaneidade.

Paulo Pereira é integrante do Grupo 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário