quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Controles como extensão do corpo

A relação dos controles dos games com a extensão do corpo humano é algo bem perceptível. O controle é a interpretação dos movimentos. Com a tecnologia e a evolução da jogabilidade, os controles ganharam mais espaço atualmente. Em meados dos anos de 1996-2000, época em que a juventude brasileira jogava o Nintendo ou o Mega Drive, os controles eram semelhantes. Quatro setas pra subir, descer, ir em frente ou recuar e mais mais quatro botões, que interpretavam a ação do objeto jogado, sendo que na maioria dos jogos apenas dois eram usados. Depois da entrada da Sony com com o CD e melhor armazenamento do jogo (melhorando a jogabilidade e o gráfico), além desses botões entrou também um joystick, que permitia uma melhor do objeto jogado (um carro, um boneco, um avião..). A evolução dos consoles também permitiu uma maior interatividade ao permitir também a presença de quatro jogadores num mesmo jogo.
Hoje em dia a febre mundial é transformar música em jogo. E isso não seria possivel sem uma adaptação atraente dos controles. Atualmente os jogos mais procurados são "Guitar Hero" e "Rock Band", jogos que simulam grandes bandas e onde o jogador se transforma no grande astro. De inicio era uma guitarra que fazia o jogador se sentir uma estrela do rock, e essa sensação é real. O controle é um protótipo de uma guitarra com cinco botões simulando cordas e um botão que simula uma palheta. É realmente um jogo envolvente e que reúne gente de todas as idades. Com o sucesso estrondoso, a guitarra ganhou companheiros, como a bateria e o microfone. Fazer uma banda ficou ainda mais fácil.
As grandes bandas e o grandes cantores já viram que tal iniciativa é uma forma de divulgação do trabalho deles. Após o sucesso dos pacotes de expansão dos Beatles e do Aerosmith, os artistas viram que tal jogo também era uma forma de conquistar fãs.
Além dessa evolução de controles, que lhe permite se sentir relamente fazendo os movimentos do game, outros simuladores também fazem sucesso, e não é só com os jovens, não. Simuladores de avião, carro (hoje também com o controle do Nintendo Wii que lhe permite simular socos de boxe, boliche, raquetes, tacos de golfe...) são uma graça à parte que faz toda a diferença em um video game. O console hoje, sozinho, não é o sucesso total do video game. A interatividade e a jogabilidade proporciaonda pelos controles está fazendo uma grande diferença.


Texto criado por Laís de Carvalho, integrande do Grupo 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário