terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Breve histórico dos games

BREVE GÊNESE

Através dos vídeos postados e do site da UOL Jogos é possível acompanhar a linha do tempo da história do vídeo game. O primeiro arcade surgiu em 1961, fruto de um desafio aceito pelo estudante do Massachusetts Institute Of Tecnology, Steve Russel, com seus colegas Dan Edwards, Alan Kotok, Peter Sampson e Martin Graetzn com o objetivo de transpor a ficção científica da literatura para uma outra mídia. A mídia escolhida foi um computador DEC PDP-1, que de tão grande ocupava uma mesa inteira. Um ano depois a idéia torna-se realidade e está criado o Spacewar com apenas 2KB.
De forma caseira o Spacewar é conectado à televisão graças aos esforços do engenheiro Nolan Bushnell, que acabou criando o primeiro arcade do mundo. Essa idéia começou a ser comercializada e mais tarde Bushnell funda a Atari. O primeiro jogo a ser difundido e virar mania entre os jovens foi o Pong. Desde então a empresa de Nolan Bushnell começa a criar mais jogos. Em meados dos anos oitenta a Nintendo entra na briga, com o Famicon, forçando a Atari a evoluir seus jogos que já estavam caindo na mesmice.
Em 1984 acontece o “crash” dos vídeo games com a popularização dos computadores, que estavam tão acessíveis, nos EUA, quanto os games, que já estavam entediantes. Um ano depois a Sega e a Nintendo começam a competir por mercado e o mega drive torna-se popular entre os brasileiros.
A evolução da estrutura, dos gráficos e da tecnologia dos games aumenta com o passar dos tempos graças à concorrência entre Atari, Nintendo, Sega, e em meados dos anos noventa, a Sony, com o Playstation.
Uma observação que deve ser feita é que, ao analisar os jogos que as crianças da geração 90 tiveram acesso de inicio eram da geração anos 80, do Atari. O “Pac Man”, “Frogger”, “Metal Gear”, “Super Mario” e outros são nossos conhecidos. O atraso com que chegavam os games no Brasil fez com que muitos consoles e jogos que foram sucesso mundial não fossem conhecidos por nós, como o 3DO, um game da Panasonic com uma tecnologia de ponta para a época, mas que custava 600 dólares. O 3DO foi a evolução da evolução no que tange ao controle. Um controle-pistola já fazia parte do game.
Nos anos 90 a Atari tentava competir, mas a Nintendo e a Sega disputavam entre si. Sonic ou Mário, Mário ou Sonic? Essa era a grande questão da época. Três anos depois a Sony lança o Playstation, que cria sua própria geração, a geração do CD ao invés dos cartuchos (Quem nunca soprou o cartucho para pegar depois que o jogo travava?). A Sony disparou as vendas. Com o advento do CD os jogos tornaram-se melhores graficamente. Agora a Nintendo e a Sega tentavam, o que seria futuramente em vão, criar concorrentes para o Playstation. Eis que surge o Nintendo 64 e o Dreamcast da Sega. A disputa agora era entre Sony e Sega. A Sony saiu vitoriosa.
A partir de 1999-2000 a tecnologia dos vídeo games irá evoluir exponencialmente até chegar nos dias de hoje. 2000 foi o ano em que a Sony lançou o Playstation 2, que causou filas enormes no Japão. E agora, quem poderia competir com a imperial Sony? A Microsoft. Ao contrário do que muitos pensam, o Xbox surgiu em novembro de 2001 esgotando-se rapidamente das prateleiras. A Nintendo então resolve investir no Game Cube e obtêm sucesso com os jogos "Luigi's Mansion" e "Super Smash Bros.". O console de Bill Gates faz sucesso também. O ano termina com Sony, Nintendo e Microsoft proclamando vitória nas vendas natalinas. Uma ressalva super importante é que já nesta época o Xbox já tinha acesso a Internet, com o Xbox Live, mas poucos acessavam e a conexão não era tão boa.
É também na geração 90 que a miniaturização dos games ganha espaço. Primeiro com o Game Boy, depois com o PSP portátil e também com o Nintendo DS, de tela touch screem. Os jogos portáteis ganham espaço entre os jovens a partir de 2004 e estes dois últimos podem ser considerados como mini computadores, já que ambos têm acesso a internet e o PSP funciona é quase um laptop.
Em 2005 o Xbox 360 revoluciona e dá inicio a 6ª geração dos games. Mas um problema no console obriga a Microsoft a reparar o problema. Enquanto isso o Playstation 3 é lançado e em 2007 o Nintendo Wii faz com que a Nintendo volte a reinar no império dos games com a interatividade.
Mas a moda agora é transformar game em música e disso trataremos melhor no decorrer do nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário