quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O que é um videogame?

Para muitas pessoas essa definição parece ser bem clara, mas na verdade existem muitos conceitos que podem definir esse termo. Para definir um videogame é preciso usar alguns critérios como conflitos, regras, habilidade de jogo e retorno do processamento, mesmo tendo alguns jogos eletrônicos que não preencham esses critérios.

A definição de videogame segundo o dicionário Aurélio é:
s.m. (pal. ing.) Jogo que usa uma tela de monitor e um controle eletrônico

A partir dessas definições, podemos entender critérios que compõem um jogo eletrônico. A base de um jogo é o conflito, onde qualquer situação precisa de uma motivação para acontecer. O professor Cristiano usa o jogo Freeway, um antigo jogo do Atari 2600, como exemplo para nos explicar que o conflito por mais simples que seja, precisa existir. Nesse jogo a galinha precisa atravessar a auto-estrada. E ele coloca ai o conflito, onde podemos nos perguntar por que a galinha quer atravessar a rua, deixando claro que para o jogador não é essa questão o mais importante e sim conseguir a finalidade do jogo.

As regras são fundamentais em um jogo, é através delas que se pode definir as relações, o espaço, o tempo e todos os fatores determinantes do jogo. Cristiano cita Callois para afirmar que as regras são o próprio jogo.
A principal intenção do videogame é a de possibilitar ao jogador a sensação de equilíbrio de jogo contra um adversário, podendo este ser o próprio videogame ou outro jogador.

Esse texto foi baseado no texto “Videogames - Do entretenimento à comunicação” do professor e Doutor Cristiano Max Pereira Pinheiro - Feevale/RS -maxrs@feevale.br


Texto criado por Luana Muniz, integrante do grupo 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário